quinta-feira, 7 de maio de 2009

A gripe das aves

A gripe das aves é uma doença dos animais provocada por uma estirpe muito virulenta causada pelo vírus de gripe A/ H5N1.

Apesar de que só em 1997 provocava diminuição da produção de ovos e mudanças nas penas, o H5N1 foi registado há mais de 100 anos, na Itália.

Os primeiros casos de contágio em humanos aconteceram precisamente em 1997, em Hong Kong, devido a um surto do vírus em aves domésticas. Foram mortas em massa, e a estirpe pareceu controlada. No entanto, regressou em 2003, o que provocou uma epidemia animal e casos isolados em humanos.

No entanto, há tipos deste vírus mais perigosos do que outros, só os que provocaram uma epidemia em 2006 em aves e humanos é que eram os mais agressivos.

O «reservatório» do H5N1 reside nas aves selvagens aquáticas, matando algumas aves migratórias.

Até 1 de Março de 2006, o vírus contagiou 174 pessoas, tendo morto 94, seguido do abate sanitário de aves.

A transmissão do H5N1 em humanos é feita através das aves, estejam vivas ou mortas, ou então em contacto com as suas secreções ou fezes. Por isso se dá grande importância à lavagem das mãos.

É pouco provável alguém contrair o H5N1 por via alimentar, uma vez que o vírus morre a temperatura superiores a 70º C.
Além disso, o contágio entre humanos é impossível.

Para reduzir o risco de contracção do H5N1, o melhor é as pessoas que estejam num meio ligado ao tratamento e/ou abate de aves se vacinarem.




Sem comentários:

Enviar um comentário