quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A anorexia e a bulimia




Anorexia e Bulimia





Há pessoas que comem mais do que outras, assim como há algumas que engordam mais facilmente do que outras. No entanto, há quem chegue ao extremo da alimentação, ou «enfardando», ou não comendo praticamente nada. Isto é que acontece nestas duas doenças: a bulimia nervosa e a anorexia nervosa.
Embora qualquer um saiba distinguir estas perturbações alimentares, estas têm sintomas comuns, uma vez que a bulimia desenvolve-se durante meses, ou até anos, como a anorexia.
Em cada 10 mulheres com anorexia ou bulimia, só há um homem também doente com elas. Estas perturbações acontecem sobretudo na adolescência, enquanto os jovens estão em casa.

· Anorexia
A anorexia nervosa é uma doença caracterizada por uma dieta alimentar rígida, que acaba num peso muito abaixo do normal. Acontece sobretudo em mulheres entre os 15 e os 25 anos. Esta doença também pode provocar a morte.
Estes são os sintomas que uma pessoa anoréctica tem:
Ø Medo de engordar;
Ø Deixar de comer;
Ø Perca acentuada de peso;
Ø Demasiado exercício físico;
Ø Irregularidade ou até inexistência da menstruação (no caso das mulheres, é claro).
Pensa-se que as raparigas de família mais abastadas têm maior probabilidade de ter esta perturbação. As raparigas com parentes que tiveram anorexia também têm de ter cuidado acrescido. Cerca de uma em cada três anorécticas tinham peso a mais antes de começar a cortar a alimentação. No entanto, a doente continua a não consumir alimentos calóricos até ter um peso inferior ao que seria normal.
Apesar do termo «anorexia» significar «perca de apetite», a anoréctica continua a ter apetite, mas luta por não comer. Com o passar do tempo, a anoréctica vai começar a sentir sintomas que se associam à bulimia e vai começar a provocar o vómito e a tomar laxantes, mas a anoréctica vai continuar a ter um peso bastante baixo.

· Bulimia
A bulimia nervosa é, tal como a anorexia, uma doença alimentar em que a paciente come muitos alimentos de uma só vez, que a seguir é equilibrada pelo vómito, uso de laxantes e diuréticos e exercício físico exagerado.
Eis os sintomas:
Ø Medo de engordar;
Ø Alimentação compulsiva;
Ø Peso normal;
Ø Irregularidade ou inexistência da menstruação;
Ø Uso de laxantes e/ou indução do vómito.
Esta perturbação alimentar atinge sobretudo raparigas já na casa dos 20 anos, que tiveram peso a mais na infância. As bulímicas, assim como as anorécticas, não querem engordar, mas conseguem manter o peso normal, mesmo usando laxantes e induzindo o vómito. A razão disto acontecer é que as bulímicas têm uma vontade incontrolável de comer alimentos calóricos, como bolachas, bolos ou chocolates, em muito pouco tempo. Depois, a doente provocará o vómito e irá sentir-se culpada e muito em baixo. Apesar de tudo, iniciar-se--á um ciclo vicioso e o caos alimentar instala-se.


· Consequências da anorexia e bulimia








· Tratamento
O primeiro passo a seguir é reconhecer que a doente tem anorexia ou bulimia, o mais rápido possível. Depois, há que consultar ou psiquiatra ou um psicólogo, de preferência numa consulta especializada, porque estas perturbações podem levar à morte. O médico de família também deve ajudar no apoio psicológico e psiquiátrico.
Se achas que tens uma destas perturbações, podes recorrer ao GAPA (Gabinete de Apoio Psicológico e Aconselhamento). A informação é toda confidencial, e o aconselhamento será feito da forma mais rápida possível. Este passo é essencial para o tratamento.
Eis um comentário de uma bulímica de 17 anos:
“A vontade que tenho de me curar é grande (mas também já foi maior), mas a voz da Mia consegue ser superior! A realidade é que a Mia vai-me acompanhar sempre e que talvez eu nunca me vou conseguir curar, não assim, não sem uma ajuda maior!” Ela também se descreve como “ gorda, paranóica e complexada”, e também que “Já que com a Mia não deu certo que venha a Ana!” Este é um dos milhares de exemplos que podem ser encontrados na Internet.
Para quem ficou com dúvidas, as adolescentes que sofrem de anorexia e bulimia chamam-se Ana e Mia, para a anorexia e a bulimia, respectivamente, uma às outras. Este comunidade é cada vez maior, é muito oculta e não deixa entrar quem esteja contra elas.

2 comentários:

  1. o teu blogue esta porreiro....

    e mt intersante...axo k tdx ax pexoax deviam ver, ler...e kumentar!!!


    :D

    ResponderEliminar
  2. Olha eu achei muito interessante, por que mesmo que você não possua a doença você pode se precaver e não querer entrar neste jogo. Eu estava com vontade de "ter" a bulimia para poder emagrecer.Sendo assim sempre é bom olhar as histórias e comentários.

    ResponderEliminar