quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado «bacilo de Koch». É contagiosa, uma vez que se transmite de pessoa para pessoa e atinge sobretudo os pulmões. Pode, no entanto, atingir outros órgãos e lugares do corpo, por exemplo, os rins ou os ossos.

A tuberculose é a doença infecciosa durável que mais pessoas mata, matando cerca de 2 milhões de pessoas por ano, 98% por cento em países em desenvolvimento. Em média, uma em cada 3 pessoas está infectada com o «bacilo de Koch».

Em Portugal, há uma grande redução da tuberculose, graças ao Plano Nacional de Luta Contra a Tuberculose (PNT), que ajudou a reduzir bastante o número de doentes com tuberculose em Portugal.

Voltando ao estudo da doença, eis os sintomas:
  • Tosse crónica (este tipo de tosse é uma tosse que pode durar vários meses e que o seu tratamento tem base na doença que a provocou);
  • Febre;
  • Existência e persistência de suores nocturnos;
  • Dores no tórax (região superior do peito);
  • Perda de peso, lenta e progressiva;
  • Falta de apetite, anorexia, apatia (falta de energia e interesse para quase tudo o que está à sua volta).

O «bacilo de Koch» transmite-se através do ar e da respiração, que o faz entrar no nosso corpo. Quando um tuberculoso tosse, fala ou espirra, espalha no ar gotículas que contêm o «bacilo de Koch», podendo uma pessoa ficar infectada com tuberculose se passar num lugar onde um tuberculoso passou. Por pura curiosidade, a tosse projecta 3500 partículas com o «bacilo de Koch» para a atmosfera, enquanto um simples espirro de um tuberculoso pode projectar 2 milhões de bacilos.

Nem todas as pessoas com doentes tuberculosos podem ficar infectadas. Às vezes, o corpo resiste, mas o «bacilo de Koch» mantém-se no nosso organismo, podendo ficar infectado se for fragilizado por outra doença, por exemplo, a SIDA ou o cancro. Os grupos etários (relativo à idade) com mais possibilidades de contrair tuberculose são os grupos dos idosos e as crianças.
A tuberculose previne-se com a vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin). A tuberculose também tem cura, se o doente seguir as indicações do médico e não interromper o tratamento, mas que os sintomas desapareçam.

Sem comentários:

Enviar um comentário