quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A osteoporose
A osteoporose é uma doença que se associa geralmente nós associamos à «falta de cálcio nos ossos», mas, na verdade, é uma diminuição da massa óssea, ficando, assim, os ossos mais frágeis e com maior risco de fractura, sendo esta a última consequência da osteoporose.

As fracturas costumam acontecer na coluna, levando o doente a ficar curvado para a frente (ou «corcunda»), mas pode acontecer nas costelas, no punho e na anca.

Os principais factores de risco da osteoporose são:

· A idade;
· O sexo e os factores hormonais;
· A hereditariedade;
· Alimentação pobre em leite e derivados;
· Alguns medicamentos como os corticoesteroides e a heparina, ajudando o último no tratamento de tromboses;
· A actividade física;
· Alguns hábitos nocivos como o alcoolismo e o tabagismo.

Há que ter em conta não a quantidade, mas também a qualidade do osso, nomeadamente as quedas, em que os idosos têm destaque. Os idosos, por terem, menor equilíbrio, reflexos, força muscular e visão, têm maiores probabilidades de cair, e isso agrava-se com o uso de tranquilizantes, por isso, em casa, onde uma boa parte das fracturas ocorrem, há que remover barreiras e tapetes que podem fazer com que alguém escorregue.

De modo a prevenir a osteoporose, a marcha é amelhor forma de locomoção para prevenir a perda de massa óssea, uma vez que melhora a massa muscular e a coordenação dos movimentos. A melhor forma de aumentar a massa óssea na infância e na adolescência é com exercício físico. Na mulher, em que a massa óssea se deteriora na menopausa, esta deve consultar o ginecologista na pré menopausa, avaliando os factores de risco, e medindo a massa óssea por densitometria óssea, o único método conhecido para medir e diagnosticar a osteoporose.

1 comentário: